Sobremesa de dia das mães

É chegado o fim de semana do Dia das Mães e, nessa altura do campeonato, caso você tenha resolvido fazer o almoço você mesmo já está tudo meio esquematizado: lista de compras, decoração, divisão de tarefas, bebidas. Caso não esteja, não tem problema. É só pensar no que fazer e começar a pensar já para não deixar tudo em cima da hora.

tiramisu

Caso não tenha pensado ainda em nada, nossa sugestão foi fazer o dia da mamma: um típico almoço italiano, com antepastos, vinho, buffet de massas e sobremesa. Aí é só reunir todo mundo em volta da mesa – arrumada no capricho – e curtir o domingo em família. Para a decoração da mesa, menos é mais: uma toalha branca e louças bonitas, com guardanapos de pano, ou daqueles de papel coloridos ou estampados já dá o tom de festa. Velas ou flores são um super complemento.

Os antepastos ficam na mesa, junto com cestas de pães para que todos possam ir se servindo e conversando, enquanto que as massas e molhos podem ser colocados em um aparador ou buffet – caso possua esse espaço – ou ainda na mesa mesmo, de maneira acessível a todos. Fica até mais com cara de cantina/almoço italiano, com o passar de pratos de um lado para o outro. Mais aconchegante e descontraído impossível.

Para fechar o almoço com chave de ouro e impressionar sua mãe, que tal uma sobremesa tipicamente italiana e super gostosa para surpreender a todos? O tiramissú é um clássico e não é tão difícil de fazer como muitos pensam. Veja a receita e arrase no domingo.

Tiramisú

 Ingredientes

  •  200ml de café sem açúcar bem forte
  • 4 claras
  • 30ml de água
  • 90g de açúcar
  • 350g de queijo mascarpone
  • 4 gemas
  • 360 g de biscoitos champanhe
  • 100 ml de licor amaretto ou vinho marsala seco
  • 300 g de chocolate meio-amargo em raspas
  • Cacau em pó

 Modo de fazer              

Prepare o café e deixe esfriar, enquanto isso bata as claras em neve.

Leve ao fogo a água e o açúcar e deixe ferver por três minutos. Despeje a calda em fio sobre as claras em neve e misture até esfriar. Reserve.

Em uma vasilha, misture o queijo com as gemas até que fique liso. Acrescente-o então sobre o merengue e misture bem até que incorpore.

Em uma travessa, disponha os biscoitos embebidos na mistura de café e vinho. Quando completar uma camada de biscoitos, coloque o creme e depois raspas de chocolate. Coloque mais uma camada de bolacha, depois de creme, e de chocolate em raspas e assim por diante. Na última, ao invés das raspas de chocolate, polvilhe o cacau em pó e deixe gelar até o dia seguinte.

 Obs.: Caso não encontre os ingredientes do Tiramisù original: 350 g de cream cheese ao invés do mascarpone, 180 ml de vinho do porto ao invés do marsala.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *