A história do strogonoff

Diante de novidades como o buffet de strogonoff, por exemplo, que tornam o nosso dia a dia muito mais prático – e o melhor, sem perder o sabor, sobra tempo para nos perguntarmos sobre a história desse delicioso prato, uma unanimidade entre os brasileiros.

Strogonoff-01

E você, sabe a origem dessa iguaria internacional que desperta a paixão de crianças e adultos? Conheça aqui, detalhes sobre a criação e a origem desse famoso exemplar da gastronomia internacional.

Receita de família…

Alguns historiadores atribuem o nome do prato a uma tradicional família russa, a Stroganov, que remonta a tempos anteriores ao ano de 1500. No entanto, não há certeza quanto ao membro responsável pela criação da receita, sendo o mais cogitado o do Conde e diplomata Pavel Stroganov, que atuou durante o reinado de Alexandre I (1777 – 1825).

Porém, a Larousse Gastronomique, uma publicação especializada e muito respeitada no mundo da culinária, sugere que o nome do prato tenha surgido do verbo russo strogat, cuja tradução seria “cortar em pedaços”.

Os complementos normalmente adicionados à receita (champignons, páprica e mostarda), por sua vez, são um toque do cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu em terras russas ao fim do século XIX.

Outra versão histórica

Uma segunda versão dá conta de que o nome dessa delícia, que figura entre os dez pratos mais vendidos no mundo, tenha surgido a partir de uma abastada família residente nas proximidades de São Petersburgo, em Veliky Novgorod.

Diz ainda a história que esses importantes russos eram amigos de Voltaire e tinham grande influência junto à Catarina, “a Grande”, que governou a Rússia durante o período de 1762 e 1796.

Curiosidades

A atual receita, que leva o ketchup, foi popularizada pelos americanos, que tinham como fãs famosos do prato o presidente Abraham Lincoln e o grande ator Charles Chaplin. Em terras brasileiras, o prato tem três variações: de carne, de frango ou de camarão.

Fonte: Imagem

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *