Diante de novidades como o buffet de strogonoff, por exemplo, que tornam o nosso dia a dia muito mais prático – e o melhor, sem perder o sabor, sobra tempo para nos perguntarmos sobre a história desse delicioso prato, uma unanimidade entre os brasileiros.
E você, sabe a origem dessa iguaria internacional que desperta a paixão de crianças e adultos? Conheça aqui, detalhes sobre a criação e a origem desse famoso exemplar da gastronomia internacional.
Alguns historiadores atribuem o nome do prato a uma tradicional família russa, a Stroganov, que remonta a tempos anteriores ao ano de 1500. No entanto, não há certeza quanto ao membro responsável pela criação da receita, sendo o mais cogitado o do Conde e diplomata Pavel Stroganov, que atuou durante o reinado de Alexandre I (1777 – 1825).
Porém, a Larousse Gastronomique, uma publicação especializada e muito respeitada no mundo da culinária, sugere que o nome do prato tenha surgido do verbo russo strogat, cuja tradução seria “cortar em pedaços”.
Os complementos normalmente adicionados à receita (champignons, páprica e mostarda), por sua vez, são um toque do cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu em terras russas ao fim do século XIX.
Uma segunda versão dá conta de que o nome dessa delícia, que figura entre os dez pratos mais vendidos no mundo, tenha surgido a partir de uma abastada família residente nas proximidades de São Petersburgo, em Veliky Novgorod.
Diz ainda a história que esses importantes russos eram amigos de Voltaire e tinham grande influência junto à Catarina, “a Grande”, que governou a Rússia durante o período de 1762 e 1796.
A atual receita, que leva o ketchup, foi popularizada pelos americanos, que tinham como fãs famosos do prato o presidente Abraham Lincoln e o grande ator Charles Chaplin. Em terras brasileiras, o prato tem três variações: de carne, de frango ou de camarão.
Fonte: Imagem
Depoimentos: